Quem sou eu

Minha foto
HORTOLANDIA, SÃ0 PAULO, Brazil
A RCC tem por missão evangelizar com um novo ardor missionário, promovendo a “Cultura de Pentecostes”. Tem como ponto de partida, a experiência de um encontro pessoal com Deus, através do Batismo no Espírito Santo, hoje expresso como “Unção do Espírito Santo. Sua missão é anunciar Cristo vivo e ressuscitado. Tem como tripé:- Restaurar para servir, na busca da Santidade e no Testemunho de vida, através do exercício dos Carismas, tão necessários para a Restauração Pessoal e Comunitária... Jaime Batista dos Santos _Coordenador da RCC Hortolândia

domingo, outubro 09, 2011

A importância de Rezar o Terço...

A experiência de recitar o Rosário é uma das formas mais antigas da devoção popular à Maria. 

Rezar o Rosário, individual ou conjuntamente, não é, porém, apenas uma simples recitação de uma série de orações.  É muito mais:  é, com Maria, percorrer a história da salvação através dos mistérios da vida de Jesus Cristo. 

Contemplar os mistérios da vida de Jesus, é um convite a revivermos, internamente, cada momento que nos é proposto.  É relembrar, com a memória, a história; é olhar, com a imaginação, a cena que se passa; é entender, com o sentimento, o chamado que Deus nos faz através daquela reflexão.

No Rosário são rezadas as seguintes orações:

A meditação do Rosário começa com o Sinal da Cruz, evocação da Santíssima Trindade, princípio e fim de nossa fé.

Em seguida, o Credo que nos convida a meditar sobre os principais artigos de nossa fé.

Antes de iniciar os mistérios, temos um conjunto de quatro orações iniciais – um Pai Nosso e três Ave Maria que é um momento de petição e oferecimento da oração do Rosário que está sendo iniciada.

O Rosário é composto por  mistérios, organizados conforme a maneira que se propõe a reflexão sobre a história da Salvação.  Assim é que teremos cinco mistérios gozosos (ou da alegria),  cinco dolorosos, cinco gloriosos e, mais recentemente, os cinco mistérios luminosos.

Cada mistério é iniciado por um Pai Nosso seguido pela recitação de 10 Ave Maria  e finalizado com um Glória ao Pai.

Após a meditação dos mistérios, finaliza-se o Rosário com a recitação da Salve Rainha, em louvor à Maria pelas graças concedidas com a oração que termina.

O TERÇO

O Terço é uma forma abreviada de se rezar o Rosário.  Como o próprio nome diz, o Terço refere-se à terça parte do Rosário, ou seja, a meditação diária de apenas cinco dos conjuntos de mistérios propostos.  Tradicionalmente, a meditação dos mistérios é realizada conforme os dias da semana, ou seja, para cada dia é proposto um conjunto de mistérios diferente.

A recitação do Terço é bastante comum na oração individual e comunitária.  Famílias, grupos de oração e pastorais costumam reunir-se para rezar o Terço, marcando momentos de celebração e reflexão, sobretudo no mês de Maio, dedicado à Maria.

MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS

Roteiro para percorrer os mistérios da história da Salvação, com sugestões de leituras bíblicas que poderão auxiliá-lo na contemplação proposta por cada um.

Um comentário:

Ana Gomes Ribeiro disse...

Bem lembrado a explicação do terço e do rosário. C/ esta certeza de que não se trata de oração simplesmente repetitiva voltada p/ Maria,mas de tbém uma gde oportunidade de mergulharmos na realidade da vida de Jesus,quem sabe o mito de que terço é só repetiçao de oração através das bolinhas,cai por terra!